quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O cuidar na Educação Infantil

 

Utilizando os cantinhos da creche,desenvolvendo a aprendizagem, criando, compartilhando, aperfeiçoando e se divertindo. Essa turminha aproveitou para ganhar um "colinho" das professoras. Isso nos conduz a pensar:
Por que o cuidar é importante na Educação Infantil?
Ao trabalhar com a crianças das faixa etária da Educação Infantil deve-se levar em consideração algumas particularidades como idade da criança, interesses, considerar o tempo que ficam na escola, atitudes, comportamentos e costumes (inclusive familiares) e além disso: conhecer a família.
Esse "cuidar" teve mudanças de alguns anos para a atualidade. O que antes era levado em conta era apenas o bem-estar físico da criança, e então, passou a ser considerado também o pedagógico e cognitivo bem como a psicomotricidade e a interação social.  
Atualmente a Educação Infantil, segundo a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é a etapa que regra pelo desenvolvimento integral do educando. Mudar a concepção assistencialista para a visão de desenvolvimento pedagógico de habilidades e competências requer mudanças posturais, principalmente pelo papel fundamental do professor em sala de aula que vai trabalhar e estruturar o campo das brincadeiras, por meio da seleção da oferta de objetos, fantasias, brinquedos, dos arranjos dos espaços e do tempo para brincar, dormir e alimentar-se, a fim de que as crianças alcancem objetivos de aprendizagens predeterminados sem limitar sua espontaneidade e imaginação.


2 comentários:

  1. Não basta ser professora, tem que acarinhar... <3
    rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professores são pais substitutos no período que as crianças estão na escola.. tem que ter carinho!

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças