Utilizando os cantinhos da creche,desenvolvendo a aprendizagem, criando, compartilhando, aperfeiçoando e se divertindo. Essa turminha aproveitou para ganhar um "colinho" das professoras. Isso nos conduz a pensar:
Por que o cuidar é importante na Educação Infantil?
Ao trabalhar com a crianças das faixa etária da Educação Infantil deve-se levar em consideração algumas particularidades como idade da criança, interesses, considerar o tempo que ficam na escola, atitudes, comportamentos e costumes (inclusive familiares) e além disso: conhecer a família.
Esse "cuidar" teve mudanças de alguns anos para a atualidade. O que antes era levado em conta era apenas o bem-estar físico da criança, e então, passou a ser considerado também o pedagógico e cognitivo bem como a psicomotricidade e a interação social.
Atualmente a Educação Infantil, segundo a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), é a etapa que regra pelo desenvolvimento integral do educando. Mudar a concepção assistencialista para a visão de desenvolvimento pedagógico de habilidades e competências requer mudanças posturais, principalmente pelo papel fundamental do professor em sala de aula que vai trabalhar e estruturar o campo das brincadeiras, por meio da seleção da oferta de
objetos, fantasias, brinquedos, dos arranjos dos espaços e do tempo
para brincar, dormir e alimentar-se, a fim de que as crianças alcancem
objetivos de aprendizagens predeterminados sem limitar sua
espontaneidade e imaginação.
Não basta ser professora, tem que acarinhar... <3
ResponderExcluirrsrsrs
Professores são pais substitutos no período que as crianças estão na escola.. tem que ter carinho!
Excluir