quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A Educação Infantil não é só brincar



Pecinhas de encaixe não são passatempo: são atividades de construção de conhecimento! Encaixar, montar, empilhar, chacoalhar... Com esse tipo de atividade, crianças de até 5 anos começam a explorar o mundo.
Quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estímulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurança são assegurar que as peças tenham tamanho maior que o da boca do bebê aberta e a professora e as educadoras sempre atentas a atividade, sendo que há pecinhas de tamanhos maiores indicadas para crianças menores.
Outro cuidado é fazer com que esses ambientes sejam integrados, permitindo o deslocamento das crianças - e, se possível, surpreendendo-as, assim elas trocam peças, trocam ideias e aprendem socializando.
Já com crianças de 4 e 5 anos podemos trabalhar a seriação e ordenação: separar por tamanho, por forma, por cor, por número de peças para inserir a contagem: de 0 a 5 ou de 0 a 10, conforme o conhecimento prévio da criança.



6 comentários:

  1. Eu adoroo! E é super educativo e ajuda a desenvolver os baixinhos 😍❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo!! É na Educação Infantil que a criança se desenvolve integralmente e esse brinquedo auxilia em todos os sentidos.

      Excluir
  2. Parabéns pelas postagens! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Amanda. Para nós, planejar atividades e fazer as intervenções é extremamente importante pois traz excelentes resultados.

      Excluir
  3. Respostas
    1. É muito bom ver os pequenos criando objetos, encaixando aqui e ali, relacionando encaixe, formas e cores.

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças