quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Por que é importante criar os cantinhos na Educação Infantil?


Para Zabalza, (2007, p. 241) “o espaço é um acumulo de recursos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Justamente por isso é tão importante a organização dos espaços de forma tal que constituam um ambiente rico e estimulante de aprendizagem”.
Por isso, em nossa escola temos o espaço da leitura, do brinquedo, a sala de vídeo, o cantinho do playground (parquinho e gramado com brinquedos), o cantinho do brinquedo com panelinhas, pecinhas, acessórios de fantasias e o cantinho da maquiagem com espelho e tudo (tem maquiagem sobrando?? doe para nós? É só procurar a coordenação).
Aqui vemos belas fotos das meninas do pré ll B, da professora Leane, se divertindo com um estojo bem diversificado. Umas maquiavam as outras até que todas estivessem bonitas (e borradas… rsrsrsrs).


Além de proporcionar momentos divertidos, assim elas criam personagens e se transportam ao mundo da fantasia e de belas princesas e mulheres guerreiras; propicia momentos de contato com o corpo, enfatizando diferenças e suas belezas individuais.

Mamãe, não brigue com sua filha por ela querer ser você: ela se espelha na sua beleza, na força e nas suas atitudes. Então, por que brigar se ela calçou seu sapato de salto? Crie mulheres fortes para o mundo. Assim faremos uma sociedade melhor para o amanhã.
E o mais importante: os meninos precisam receber orientações de como tratar as meninas. O menino que trata a menina como princesa mostra que foi educado por uma rainha!

9 comentários:

  1. Maquiagens elas adoram muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Elas amam os estojos de maquiagem.. isso é importante para construirem sua personalidade

    ResponderExcluir
  3. Mas ficaram lindas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... elas são meninas muito bonitas... A maquiagem serve para mostrar a elas os traços individuais que cada uma possui. Mostrar que cada uma é diferente da outra e é preciso respeitar essa individualidade.

      Excluir
  4. Que fofura! Essas meninas estão lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autoconhecimento faz parte do processo de aprendizagem bem como o autorreconhecimento de seus traços individuais, autonomia na escolha de cores, entre ou seja, criar segurança emocional.

      Excluir
  5. Minha filha ama esses cantinhos...ela ama maquiagem!!
    Parabéns a escola por proporcionar esses momentos a eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maquiagem faz com que a criança evolua e se conheça. Proporcionar esses momentos além de brincar faz que com aprendam e se relacionem.

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças