quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Ler sem saber ler

Há quem diga: para quê dar livros para meu filho se ele ainda não sabe ler? Bom, se a mamãe comprar um livrinho, por menor, mais curtinho e baratinho que seja, e ler para a criança antes de colocá-la para dormir algumas vezes por semana, a criança vai chegar a um dado ponto que sentirá vontade de lhe falar: “mamãe, hoje eu leio para você!”. E de um jeito todo e só seu ela irá ler o texto conforme a mãe tenha lhe contado. Isso é ler sem saber ler.


Ela folhará as páginas do livro contando a história, as vezes meio atrapalhada, trocando frases, mas ela vai se sentir orgulhosa de si. Cabe aos pais, incentivar e proporcionar tais momentos.
Isso não lhe custa quase nada, apenas 15 a 20 minutos do seu tempo.
O professor, na escola também proporciona tais momentos: neste cantinho externo, em nossa escola, a criança tem oportunidade de ler sem saber ler, tem contato com livros de qualidade, conta história através das figuras para o coleguinha, troca, leem juntos… Como mostram nossas fotos.


A revista Nova escola traz uma matéria completa da leitura da criança antes de saber ler convencionalmente, neste link:
https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente


8 comentários:

  1. É muito importante ler para os filhos, eles vão adquirindo o gosto pela leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contato com os livros oferecido pela família e pela escola enriquece o saber da criança e a construção do seu conhecimento desde cedo.

      Excluir
  2. Eu sempre compro livro para o meu filho e levo para meus alunos também! Ler é viajar sem sair do lugar! Meu melhor presente foi quando ganhei a coleção Harry Potter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mercado oferece muitas possibilidades: na atualidade podemos comprar minilivros por 1 real em determinadas livrarias ou feiras. Os pais que pensam no futuro do seu filho, adquirem. A escola que prima pelo contato com a leitura não-convencional, também.

      Excluir
  3. Oferecer um mundo de magia para nossas crianças não tem preço...amo ver esses momentos deles todos folheando,encantados com tais imagens, brincando de ler para o outro...
    Lindo...lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças aguardam esses momentos de folear no cantinho externo e no dia do Projeto Mala Viajante ansiosamente! Para eles é um mundo cheio de magia, ver as páginas, as imagens. Alguns até contam as histórias.

      Excluir
  4. Eu não tinha costume de comprar livros para meu filho até porque ele não pedia, agora ele vê um livro e já quer. Vejo que o incentivo veio da escola.
    Obrigada professoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Mãezinha!! Compre sempre que puder... Quem lê, viaja... Aprende...

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças