quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Sabe por que o circuito de obstáculos é importante na Educação infantil?


Saltar, caminhar em zig-zag, desviar de obstáculos, e mais obstáculos, rolar, rastejar, passar pelo elástico, é o que as crianças da educação infantil fazem quando realizam o pequeno circuito no pátio. O objetivo do projeto ou da aula (conforme trabalho do professor) é trabalhar a coordenação motora das crianças, desenvolvendo além de equilíbrio físico, uma motivação para superar as dificuldades.


Através dos circuitos motores, as crianças exploram o ambiente e o seu corpo, experimentando estes movimentos que o corpo é capaz de realizar, possibilitando o reconhecimento de si. Motivam-nos a se sentir de capaz de conquistar o mundo, mostrando a eles o quanto evoluem durante as atividades propostas.
O trabalho com Movimento, equilíbrio e coordenação tem como objetivo possibilitar às crianças se deslocarem ao andar, correr, pular, se contorcer, encontrando estratégias para realizar a atividade e favorecendo o sentimento de confiança nas próprias atitudes motoras, além de desenvolver o equilíbrio, a agilidade, noção espacial e a segurança, inclusive em outras áreas.


6 comentários:

  1. Um divertido aprendizado para melhorar a coordenação motora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O circuito é uma estratégia essencial para perceber a criança que ainda precisa de auxilio. Pela coordenação motora a professora percebe onde precisa melhorar seu planejamento.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Isso ai!! Enquanto o professor tem objetivos específicos, a criança pensa que está brincando e se divertindo. Isso é Educação Infantil.

      Excluir
  3. Brincar e aprender ao mesmo tempo e muito divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Nayara! A criança se sente muito bem quando a atividade é lúdica e educativa ao mesmo tempo. Isso é Educação Infantil.

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças