sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Semana de educação especial.....

Deficiências…

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos os que não conseguem falar com Deus.


Mario Quintana


O trabalho manual auxilia no desenvolvimento das crianças com necessidades especiais. 


Atividades de coordenação auxiliam no intelecto e cognitivo das crianças, isso sem falar que estas fofuras desenvolvem a atenção e a concentração brincando com ferramentas como essa "linha" onde desliza a bolinha.

O uso das tecnologias é uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem; ela é fundamental na vida das pessoas. Na era da comunicação é essencial que ensinemos nossas crianças a aprender de forma diferenciada.

Olhem essa atividade de pintar com sopro no canudinho!!! Fantástico, professora!!! Isso incentiva a criança a criar e pensar em estratégias novas no seu desenvolvimento.



A brincadeira com bola estimula o desenvolvimento motor dos pequenos heróis. 


Este é o Rafael. Rafael se supera a cada dia. As atividades propostas são escolhidas para que o pequeno aprenda a conviver e superar-se diariamente. 


As atividades relacionadas a coordenação motora e desenvolvimento cognitivo são importantes para a Lys.

Atividade de identificação de cores, contagem de palitinhos auxilia em varias áreas de conhecimento.

O desenho e a pintura são necessárias para que a criança tenha estímulo e é um recurso pedagógico completo de ensino e aprendizagem.


A socialização é essencial para que a criança se sinta verdadeiramente inclusa.


Os tablets estão transformando as aulas tradicionais.


As atividades manuais são interessantes para que as crianças consigam aprimorar o manuseio e, além disso, trabalha a coordenação motora.


Na atualidade a tecnologia assistiva e recursos tecnológicos para o ensino são bem vistos por muitos professores. O Vitor e o Guilherme simplesmente encantam com um tablet.


A Maria Julia é um exemplo de vitória. Esperamos poder contribuir para que ela consiga caminhar.


O quebra-cabeças é recurso importante para trabalhar o desenvolvimento intelectual e a memorização.


Olha que fofura!! Esse menininho fazendo uso da percepção das partes do corpo. Fazer inferência é aprender na prática.


O alinhavo trabalha o movimento de coordenação de motora fina. 
O jogo da memória é recurso para aprimorar as capacidades mentais das crianças.

"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir".(Jean Piaget)

3 comentários:

  1. Muito bom ver as evoluções no desenvolvimento das crianças.
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof Vanessa, você é uma das responsáveis por todas essas vitórias...
      parabéns pelo seu profissionalismo.

      Excluir
  2. Ninguém precisa amar o diferente, apenas respeite-o

    ResponderExcluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças