segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A criança e o brincar


A Lógica de Einstein!
Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:
- Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
- Pode nos dizer como?
- É simples: - respondeu o velho.
- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.


O mundo das crianças é diferente do nosso. Nós é quem as podamos e interceptamos seus sonhos e criatividade.
No EMEI Vinícius de Moraes tentamos dar autonomia para a criança ser quem ela sonha. Tentamos e nos esforçamos para não apararmos as ideias mais simples e geniais que a criança possui.
O brincar livre está diretamente ligado ao desenvolvimento integral da criança. Neste momento, a criança brinca como ela quer, com quem ela quer e da forma mais natural possível.
O educador observa e apenas intervem em momentos de extrema necessidade. Assim, evitamos dizer que não é possível ou que ela não é capaz de algo.
Educar e instruir para a vida é parte da Educação Infantil.

4 comentários:

  1. Interessante o texto. Uma dúvida que ficou é sobre o porquê de dizer "A lógicade Einstein".

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    1. Eu creio que o texto não seja dele, por Ns motivos, mas veio um livro de Otimismo e mensagens de perseverança assim. Está publicado em inúmeros locais também assim. Eu desconheço o autor.
      Gostamos desta história pelo fato de uma criança salvar a outra em uma situação que exigia força. Ela conseguiu embora todos duvidassem e se questionavam: "Como"?

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  2. Realmente não devemos ouvir o que nos desmotiva, e sim incentivar nossas crianças a serem curiosas e criativas!

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    1. Isso mesmo! O adulto chato já foi uma criança criança criativa. Devemos sempre ir atrás do que nos motiva. Dar liberdade aos pequenos e as suas ideias para resolver os problemas mais simples é promover a independência da criança.

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