terça-feira, 22 de agosto de 2017

Por que um Pedagogo no berçário?


Ao longo do tempo a Educação infantil passou por diversas mudanças e avanços. O que mais se questiona ainda, mesmo frente a tudo o que já mudou, é o porquê de Ter Pedagogos liderando berçários?
A importância da atuação do professor como agente formador dos outros profissionais que trabalham com ele no dia a dia, como Técnicos em Desenvolvimento Infantil e auxiliares de classe, vai além do cuidado: é educação. Muitos ainda acreditam que basta organizar o ambiente e assegurar cuidados essenciais, como banho, alimentação, segurança e sono.
O berçário é um espaço educacional onde o bebê aprende a socializar e interagir. Estimulo bebê a brincar desde os primeiros meses, por meio de jogos de exercício: tirar do berço e coloque no chão e incentive-o em cada tentativa dele em manipular objetos, repetir sons e esconder seu rosto atrás da fraldinha.
No tatame, rolar, engatinhar, manipular brinquedos de cores variadas, massinha de modelar, pintar e lambuzar com tinta guache, experiencias táteis e sensoriais.
O primeiro tipo de brincadeira que seu bebê realiza é a de imitação. Ao tentar copiar você, tem de colocar muito em jogo. Apesar disso, é visível a satisfação e o divertimento ao ouvir seu próprio gritinho ou mostrar seu rosto, atrás da fralda.
Por todos estes motivos cremos que a necessidade de ter um pedagogo formado e com habilidades e competências para trabalhar a formação completa destes pequenos seres que mesmo tão pequenos já aprendem conceitos significativos e até mesmo a rotina do ambiente educacional onde estão inseridos.

3 comentários:

  1. Tenho o maior amor em trabalhar no berçário... <3

    ResponderExcluir
  2. Sou TDI, tenho Pedagogia e amo trabalhar no berçário... eles aprendem a seu modo... tenho muito orgulho...

    ResponderExcluir
  3. Sou prof no berçário e é ótimo trabalhar com os pequenos, estimular no gatinhar, levantar, brincar, escolher objetos coloridos...

    ResponderExcluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças