terça-feira, 22 de agosto de 2017

O faz-de-conta na Educação Infantil



Por volta dos dois anos, a criança está pronta, entende e gosta de brincadeiras de faz-de-conta, em que passa a reviver situações que demonstram sua forma de ver o mundo ou de situações do cotidiano em que participa ou observa. E é na escola que ela vai recriar e vivenciar aquela situação que gostou: seja o preparo de um alimento, uma cena de novela ou da sua casa, alimentação de um bebê, etc.




Por isso, criar espaço em sua rotina para essa brincadeira e observe o que a criança está revelando. Além da brincadeira de imitação, em que poderá encenar acontecimentos da vida real, e colocará sua criatividade em ação, misturando elementos do mundo real com fantasias do mundo imaginado, desde imitar a mãe, o pai, o cachorro e inclusive descobrir o que acontece com a criança fora da escola.



É bom para as crianças possam frequentar espaços interessantes, onde haja brinquedos - bonecas, carrinhos, homenzinhos e outros, saindo da televisão e do celular para viver o lúdico. Ressaltamos a importância terem a seu alcance "materiais não estruturados, aqueles que podem "virar e desvirar" infinitas coisas na brincadeira infantil - tecidos, blocos, cordas, caixotes...". Em dias que o professor proporciona o faz-de-conta é por meio desse jogo de faz de conta, ferramenta ou até mesmo recurso a criança assimila a realidade, realiza sonhos, mostra incômodos, reproduz e representa situações similares a vida real.


 

Uma boa ideia é observar as brincadeiras que inventa, reparar que papéis escolhe com maior frequência, qual é o tom dos diálogos e quando termina. Observar as crianças brincarem é sempre interessante, é uma delícia, tanto os pais quanto os professores devem, sim, observar seus filhos, mas não como "espiões" do que pode estar passando pela cabeça deles.


Devem ser observadores cuidadosos, acompanhar seus filhos, estar com eles, levá-los a passear em lugares bonitos e interessantes, jogar jogos com eles, ler histórias, contar histórias, conversar muito, escolher brinquedos que respeitem a criatividade das crianças: a melhor intervenção.

 

Um comentário:

  1. Minha neta me conta o quanto gosta de brincar na escola. O parquinho é o que ela mais gosta... Parabéns por ter brinquedos tão gostosos...

    ResponderExcluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças