quinta-feira, 10 de agosto de 2017

O brincar na creche

Durante as atividades interacionista e lúdicas, são trabalhados diversos aspectos do desenvolvimento do ser humano: lazer, diversão, descoberta, liberdade, noção de regras, memória, experimentação, autonomia, socialização, identidade, representação e imaginação. Ao mesmo tempo em que é uma ação de todos nós, o brincar é inerente a condição da criança e sua percepção do mundo. 
Enquanto brincam, as crianças sonham e fazem de conta que são príncipes, princesas, grandes cozinheiros, cavaleiros e amazonas, donas de suas próprias casas, motoristas em viagem... entre tantas outras coisas.
Por que temos tanta gana em ensinar?


 A creche vem passando por transformações ao longo dos anos: aprender, socializar, interagir são alguns dos objetivos desta etapa tão importante da infância.
A criança aprende por conta própria letras, números... quando ela estiver pronta e muitas vezes pela fala de um amiguinho durante a brincadeira. Permitir através da brincadeira a interação social é acertar no planejamento.



Quando criança, quem nunca se sentiu em um submarino, uma nave espacial, um castelo ou um forte apache apenas com caixas de papelão? Durante a escola, quem nunca esperou ansiosamente o sinal de intervalo para sair da sala de aula e brincar com os colegas no pátio?
Para quem acredita que o recreio é apenas um hiato no cotidiano escolar, é necessário compreender que o tempo de brincar é tão fundamental quanto o tempo de estudar. E que as crianças se desenvolvem enquanto brincam. 

Fonte: texto estruturado dentro das informações contidas no www.portalaprendiz.com.br

5 comentários:

  1. O brincar e utilizar os espaços na educação infantil!!
    Eles brincam, aprendem a dividir, resolvem conflitos nas brincadeiras.
    E acima de tudo se divertem no seu mundo encantado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim!!! chega a ser impressionante quando vemos quando acontece a interação...

      Excluir
  2. A brincadeira é fundamental na vida da criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo!!! Desde o berçário até mesmo no Ensino Fundamental...

      Excluir
    2. Entendemos que a criança aprende e socializa durante a brincadeira. É a forma mais completa de aprender...

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças