terça-feira, 29 de agosto de 2017

Giz e lousa ainda são protagonistas



A atividade desta aula foi bem interessante para uma turma de pré lll em preparação para o primeiro ano do Ensino Fundamental

Objetivo(s)
- Promover momentos de vivência lúdica e socialização.
- Favorecer o aprendizado de regras.
- Trabalhar com o cognitivo, espaço e organização na lousinha, movimentos com o giz para o treino da grafia.

O quadro-negro/verde com o giz, como suporte das experiências cognitivas e estéticas da vida escolar, possibilita reconstruir a memoria de uma prática educativa arraigada no cotidiano de todo o aluno, na perspectiva de uma historia das praticas escolares.
Quase todas as ideias das crianças podem expressar-se em seus desenhos. As atividades gráficas e plásticas representam uma autêntica linguagem para as crianças. As ensinarão a desenvolver suas habilidades motoras, darão mais liberdade de expressão e enriquecerão seu mundo. O contato com diferentes materiais estimulará suas ideias e sua expressividade.
É muito importante que o desenho da criança surja com liberdade e não como uma obrigação. Não freie a criatividade dela. A censura só limitará sua criatividade nesta etapa.
Usando o Giz um material suave, leve e se quebra com facilidade. Portanto, exige algo de habilidade nas crianças para sua utilização. Normalmente a partir dos dois anos é interessante que ofereça giz e um quadro-negro à criança. O ajudará a controlar a intensidade do seu traço. Com o quadro negro seu formato e tamanho, irão determinar os limites das crianças quanto ao desenho.
Quando se estimula a criança a desenhar, a estará ajudando para que desenvolva sua percepção, emoção e inteligência. A criança contará com mais meios para expressar-se e adquirirá mais prática e experiências. A potencialidade criativa que tem uma criança é enorme, mas nem sempre se reconhece isso a não ser que lhes ofereçam a oportunidade de colocá-las em prática.
Uma boa forma para estimular a criança a desenhar, é criando um espaço, um cantinho para pendurar seus desenhos.
Fazendo isso podemos levar a imaginação dos nossos pequenos a voar, sem dar limites a liberdade despertando neles o prazer de ver suas próprias criações e possibilidades.

2 comentários:

  1. Meu filho está no pré lll, no dia que não tem atividade de escrever ou contar ou no caderno o dia não foi bom e ele diz que não fez nada na escola. Parabéns, professora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que amorzinho!!! hahaha
      Mas Educação Infantil é muito mais que escrever ou contar, não é...? as vezes numa brincadeira de roda ele aprende a contar bem mais fácil do que nas tradicionais atividades.

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças