quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Resumo da comunicação das professoras da Creche lV


A importância da Literatura Infantil na Educação Infantil:
O olhar do professor

M.e Luana Quadrini da Silva
 Sandra Aparecida da Costa
M.e Leani Spies
CMEI Vinícius de Moraes

O presente resumo tem como objetivo analisar a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento das crianças em sua oralidade, na forma de expressão do desenho, bem como na familiarização para o mundo da leitura e da escrita. Sabe-se que o pouco contato com a literatura emerge na vida de muitas crianças, por esta razão a proposta foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil de Sinop-MT, com três turmas que vivenciaram leituras variadas, como contos, histórias infantis, lendas, parlendas e etc foram analisadas. A investigação compunha-se em analisar como a leitura em sala contribui para o desenvolvimento da criança no meio social, cognitivo e afetivo, e, como a criança se apropria da linguagem formal e a importância desta para o desenvolvimento oral. Várias situações foram inseridas e observadas no momento da contação da história, tais como: a organização das crianças para este momento, o encantamento que o professor proporcionava antes da história ser lida, a escolha da história pelo professor, as intervenções adequadas ao texto e as discussões sobre a história contextualizando o ponto de vista das crianças em relação ao texto ouvido. Um dos resultados que apareceram de imediato foi o fato das crianças aguardarem a próxima história com entusiasmo e ansiedade fazendo a cobrança ao educador de qual livro será lido ou solicitando que a professora lesse novamente a história ouvida. Para coleta de dados e obtenção dos resultados, realizamos uma pesquisa aplicada em um Centro Municipal de Educação, com crianças de 3 e 4 anos, que visava produzir conhecimentos acerca da Literatura Infantil. Consideramos que a Literatura Infantil conduz a criança para a construção uma ligação entre o lúdico, o mundo dos signos, inclusive o desenvolvimento do desenho livre. Para tanto é necessário que a escola, o educador e também a família mantenha a criança em contato com o material de leitura, formando assim leitores autônomos.

Palavras-chaves: Educação Infantil. Literatura Infantil. 

Um comentário:

  1. É preciso ser professor pesquisador, participar de eventos como o Conael e mostrar o que estamos fazendo na escola é de estrema importância! Que mais colegas sintam-se motivados a publicar o belo trabalho que realizam diariamente na escola!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças