A
importância da Literatura Infantil na Educação Infantil:
O
olhar do professor
M.e Luana Quadrini da Silva
Sandra
Aparecida da Costa
M.e Leani Spies
CMEI Vinícius de Moraes
O presente resumo tem
como objetivo analisar a importância da Literatura Infantil para o
desenvolvimento das crianças em sua oralidade, na forma de expressão do
desenho, bem como na familiarização para o mundo da leitura e da escrita.
Sabe-se que o pouco contato com a literatura emerge na vida de muitas crianças,
por esta razão a proposta foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação
Infantil de Sinop-MT, com três turmas que vivenciaram leituras variadas, como
contos, histórias infantis, lendas, parlendas e etc foram analisadas. A
investigação compunha-se em analisar como a leitura em sala contribui para o
desenvolvimento da criança no meio social, cognitivo e afetivo, e, como a
criança se apropria da linguagem formal e a importância desta para o desenvolvimento
oral. Várias situações foram inseridas e observadas no momento da contação da
história, tais como: a organização das crianças para este momento, o
encantamento que o professor proporcionava antes da história ser lida, a
escolha da história pelo professor, as intervenções adequadas ao texto e as
discussões sobre a história contextualizando o ponto de vista das crianças em
relação ao texto ouvido. Um dos resultados que apareceram de imediato foi o
fato das crianças aguardarem a próxima história com entusiasmo e ansiedade
fazendo a cobrança ao educador de qual livro será lido ou solicitando que a
professora lesse novamente a história ouvida. Para coleta de dados e obtenção
dos resultados, realizamos uma pesquisa aplicada em um Centro Municipal de Educação,
com crianças de 3 e 4 anos, que visava produzir conhecimentos acerca da
Literatura Infantil. Consideramos que a Literatura Infantil conduz a criança
para a construção uma ligação entre o lúdico, o mundo dos signos, inclusive o
desenvolvimento do desenho livre. Para tanto é necessário que a escola, o
educador e também a família mantenha a criança em contato com o material de
leitura, formando assim leitores autônomos.
É preciso ser professor pesquisador, participar de eventos como o Conael e mostrar o que estamos fazendo na escola é de estrema importância! Que mais colegas sintam-se motivados a publicar o belo trabalho que realizam diariamente na escola!
ResponderExcluir