Viver
em sociedade significa lidar com regras o tempo todo e na escola não
é diferente. Mas será que desde pequeno é preciso conviver com
normas?
Quando
se avaliam os benefícios desse trabalho, a resposta fica clara: sim.
Os
jogos de regras, aqueles que se jogam em grupo segundo normas
preestabelecidas e visando um objetivo, são importantes na Educação
Infantil. Além de mostrar que as restrições podem representar
desafios divertidos, eles desenvolvem questões importantes, como a
adequação a limites, a cooperação e a competição.
O
respeito ao colega, esperar a sua vez, respeitar a produção do
outro… Nesta idade ainda não está claro o conceito de ganhar ou
perder isso vem com o tempo e sempre o papel de intervenção do
professor questionando a importância de seguir as regras e ver quem
“sobrevive” ao todo.
Quando
a criança passa a identificar a vitória e a derrota, outras
questões se colocam. É natural que ela queira ganhar e, para que
isso aconteça, fatores como sorte, habilidades específicas e
estratégia entram em cena. Introduzir jogos que demandem diferentes
capacidades (domínio do raciocínio matemático, conhecimento do
alfabeto, desenvolvimento motor etc.) é importante, pois os pequenos
notam que há aqueles em que vencem com mais facilidade e outros que
não dominam tão bem.
Nesta
ultima fotos observamos a aluna recebendo ajuda para brincar. Ela
precisa de atendimento especializado devido ser portadora de
necessidades especiais de educação. A auxiliar comanda as regras
para a Isabelly brincar e aprender junto com seus colegas.
E como eles gostam!
ResponderExcluir