terça-feira, 29 de agosto de 2017

Brincando com regras


Viver em sociedade significa lidar com regras o tempo todo e na escola não é diferente. Mas será que desde pequeno é preciso conviver com normas?
Quando se avaliam os benefícios desse trabalho, a resposta fica clara: sim. 
 
Os jogos de regras, aqueles que se jogam em grupo segundo normas preestabelecidas e visando um objetivo, são importantes na Educação Infantil. Além de mostrar que as restrições podem representar desafios divertidos, eles desenvolvem questões importantes, como a adequação a limites, a cooperação e a competição.


O respeito ao colega, esperar a sua vez, respeitar a produção do outro… Nesta idade ainda não está claro o conceito de ganhar ou perder isso vem com o tempo e sempre o papel de intervenção do professor questionando a importância de seguir as regras e ver quem “sobrevive” ao todo.


Quando a criança passa a identificar a vitória e a derrota, outras questões se colocam. É natural que ela queira ganhar e, para que isso aconteça, fatores como sorte, habilidades específicas e estratégia entram em cena. Introduzir jogos que demandem diferentes capacidades (domínio do raciocínio matemático, conhecimento do alfabeto, desenvolvimento motor etc.) é importante, pois os pequenos notam que há aqueles em que vencem com mais facilidade e outros que não dominam tão bem.
 

Nesta ultima fotos observamos a aluna recebendo ajuda para brincar. Ela precisa de atendimento especializado devido ser portadora de necessidades especiais de educação. A auxiliar comanda as regras para a Isabelly brincar e aprender junto com seus colegas.

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