É na Educação Infantil que a criança inicia sua socialização e
integração com outras crianças aprendendo através de experiências vivenciadas.
Disponibilizar espaço e tempo para brincadeiras,
portanto, significa contribuir para um desenvolvimento saudável.
É importante também que os adultos resgatem sua
capacidade de brincar, tornando-se, assim, mais disponíveis para as crianças
enquanto parceiros e incentivadores de brincadeiras.
Brincar com outras crianças é muito diferente de brincar somente com
adultos. O brinquedo entre pares possui maior variedade de estratégias de
improviso, envolve mais negociações e é mais criativo.
Segundo Vygotsky (1989) - um dos autores que embasam teoricamente a
proposta pedagógica da Creche Francesca Zacaro Faraco - o brincar cria a
chamada zona de desenvolvimento proximal, impulsionando a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já
atingiu.
Ao brincar, a criança se apresenta além do esperado para a sua idade e
mais além do seu comportamento habitual. Para Vygotsky, o brincar também libera
a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações
imaginárias.
Ao mesmo tempo é uma ação simbólica essencialmente social, que
depende das expectativas e convenções presentes na cultura.
Quando duas crianças
brincam de ser um bebê e uma mãe, por exemplo, elas fazem uso da imaginação,
mas, ao mesmo tempo, não podem se comportar de qualquer forma; devem, sim,
obedecer às regras do comportamento esperado para um bebê e uma mãe, dentro de
sua cultura.
Caso não o façam, correm o risco de não serem compreendidas pelo
companheiro de brincadeira.
Texto retirado de um artigo das autoras:
Fernanda Martins Marques e Helenise Lopes Ebersol - UFRGS
Meu filho ama esta escola. Parabéns professoras
ResponderExcluirO Blog é só um pouquinho da maravilha que é essa Creche. meu filho gosta muito e nós tambem. Professora Leani, que alimenta esse blog, PARABENS! continue firme e motivada.
ResponderExcluirNão deixar a criança brincar é priva-la de sua infância, o brincar deve se apresentar diariamente no planejamento do professor, ora livre para a criança ora com brincadeiras dirigidas, mas sempre prevalecendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças.
ResponderExcluirAgradecemos as visitas e fazemos o possível para sempre colocar informações novas e fotos...
ResponderExcluirFicamos muito contentes em saber que as crianças gostam... é nosso maior objetivo!!!
Sandra, que bonita e tão verdadeiras suas palavras...
ResponderExcluirCom certeza, és uma profissional competente, tanto como Pedagoga quanto Psicologa...
Ficamos honrados em ver que segue nosso blog e contribui com ideias e frases super interessantes..
Grande abraço!
O letramento literário precisa começar nesta idade, caso queiramos alunos leitores e críticos. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluir