sábado, 7 de novembro de 2015

O Faz-de-Conta e o brincar


É na Educação Infantil que a criança inicia sua socialização e integração com outras crianças aprendendo através de experiências vivenciadas.
Disponibilizar espaço e tempo para brincadeiras, portanto, significa contribuir para um desenvolvimento saudável.
É importante também que os adultos resgatem sua capacidade de brincar, tornando-se, assim, mais disponíveis para as crianças enquanto parceiros e incentivadores de brincadeiras.
Brincar com outras crianças é muito diferente de brincar somente com adultos.  O brinquedo entre pares possui maior variedade de estratégias de improviso, envolve mais negociações e é mais criativo.









Segundo Vygotsky (1989) - um dos autores que embasam teoricamente a proposta pedagógica da Creche Francesca Zacaro Faraco - o brincar cria a chamada zona de desenvolvimento proximal, impulsionando a criança para além do estágio de desenvolvimento que ela já atingiu. 
Ao brincar, a criança se apresenta além do esperado para a sua idade e mais além do seu comportamento habitual. Para Vygotsky, o brincar também libera a criança das limitações do mundo real, permitindo que ela crie situações imaginárias. 
Ao mesmo tempo é uma ação simbólica essencialmente social, que depende das expectativas e convenções presentes na cultura. 
Quando duas crianças brincam de ser um bebê e uma mãe, por exemplo, elas fazem uso da imaginação, mas, ao mesmo tempo, não podem se comportar de qualquer forma; devem, sim, obedecer às regras do comportamento esperado para um bebê e uma mãe, dentro de sua cultura. 
Caso não o façam, correm o risco de não serem compreendidas pelo companheiro de brincadeira.

Texto retirado de um artigo das autoras:
Fernanda Martins Marques e Helenise Lopes Ebersol - UFRGS


6 comentários:

  1. Meu filho ama esta escola. Parabéns professoras

    ResponderExcluir
  2. O Blog é só um pouquinho da maravilha que é essa Creche. meu filho gosta muito e nós tambem. Professora Leani, que alimenta esse blog, PARABENS! continue firme e motivada.

    ResponderExcluir
  3. Não deixar a criança brincar é priva-la de sua infância, o brincar deve se apresentar diariamente no planejamento do professor, ora livre para a criança ora com brincadeiras dirigidas, mas sempre prevalecendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças.

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos as visitas e fazemos o possível para sempre colocar informações novas e fotos...
    Ficamos muito contentes em saber que as crianças gostam... é nosso maior objetivo!!!

    ResponderExcluir
  5. Sandra, que bonita e tão verdadeiras suas palavras...
    Com certeza, és uma profissional competente, tanto como Pedagoga quanto Psicologa...
    Ficamos honrados em ver que segue nosso blog e contribui com ideias e frases super interessantes..
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. O letramento literário precisa começar nesta idade, caso queiramos alunos leitores e críticos. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças